titmaniadeblogarhome

Pentear e arrumar os cabelos das filhotas não é uma tarefa fácil, ainda mais quando estão sonolentas pela manhã. Se não bastasse o desafio que é tirá-las da cama, ainda mais no inverno, é preciso desembaraçar os fios e domá-los em um penteado que fique comportado o dia inteiro.

Sabendo dessas dificuldades, preparamos esse post com 5 dicas que vão tornar a rotina de cuidados com os cabelos das crianças mais fácil e prazerosa. Acompanhe:

1. Não deixe que as crianças durmam com os cabelos molhados

Se na sua casa a rotina de banho é feita a noite, antes de dormir, em hipótese alguma deixe que as crianças durmam com os cabelos molhados. Se o tempo estiver quente ou ameno, vale aquela enxugada vigorosa com uma toalha e deixar que o restante do cabelo seque naturalmente até a hora de dormir. Se estiver frio, vale a pena realizar uma rápida secada com o secador de cabelo.

Para quem não tem muita intimidade com o eletrodoméstico, o melhor jeito de secar o cabelo das crianças é deixando a boca do secador livre (sem nenhum acessório acoplado) e ajustar a temperatura para a média. Vá balançando o secador para que o jato de ar pegue em vários fios enquanto, com a outra mão, penteie o cabelo com uma escova todo para um alado, depois todo para o outro, e assim por diante.

2. Desembaraçando os fios

Chegou a hora de acordar e ir para a escola? Se os fios estão secos é bem possível que tenham embaraçado durante a noite. Crianças menores, que possuem os fios mais finos e delicados e se mexem bastante durante a noite, podem acordar parecendo um espantalho. Se esse for o caso dos seus filhos, não se assuste! O processo de desembaraçar é muito mais fácil do que parece e não é necessário levar as crianças para o banho novamente!

A primeira dica é nunca desembaraçar os fios enquanto estiverem secos, já que podem quebrar e se partir com muita facilidade. Separe um borrifador de água e umedeça os fios antes mesmo de pegar a escova. Em seguida, coloque um pouco de creme para pentear na palma da mão, e espalhe uniformemente por todo o cabelo. Se os cabelos forem cacheados, procure por produtos especiais que ativam e modelam os cachos.

A escova deve ser preferencialmente de madeira, com dentes largos, e nunca devemos utilizar pentes finos e de plástico!

3. Finalize com um bom leave in

Os leave ins ou as pomadas modeladoras são produtos sem enxague, ou seja, que podem ficar no cabelo durante todo o dia. Eles são ideais para diminuir o volume e o frizz dos fios (aqueles fiozinhos que parecem levantar de todos os lugares), hidratar as pontas e manter o penteado no lugar. Se os seus filhos possuem o cabelo com bastante volume ou muito cacheados, o uso de um bom finalizador é essencial.

4. Escolha o penteado

Procure penteados fácies de fazer e que pareçam firmes. Exemplos de penteados fáceis para meninas são: as tranças tradicionais, os rabos de cavalos, as marias-chiquinhas e os coques. Não faça o penteado firme demais, pois pode causar desconfortos e dores de cabeça. E fique tranquilo se você demorou horas para conseguir fazer uma única trança: com a prática você conseguirá fazer de olhos fechados e enquanto prepara o café.

5. Enfeite!

Use presilhas, tic-tacs e grampos coloridos para fixar o cabelo, elas adoram! E lembre-se de utilizar acessórios confortáveis para crianças: elásticos de cabelos forrados com tecidos, tiaras de pano e fitas macias.

Também tome cuidado na hora de fixar os acessórios, pois eles podem machucar o couro cabeludo e até quebrar os fios.

E você? Tem alguma dica que facilita a sua rotina de cuidados com os cabelos das crianças? Compartilhe conosco nos comentários!