titmaniadeblogarhome

Até certa idade, os cabelos dos pequenos merecem atenção especial, principalmente quando falamos das meninas que são mais vaidosas. No entanto, mesmo tendo todos os cuidados básicos, muitos pais não entendem que há diferença entre os tipos de cabelos: lisos, cacheados, crespos, ou mesmo oleosos.

Dependendo do tipo, cada um deles vai exigir um xampu e condicionador específicos, uma frequência de lavagem diferente e até mesmo as escovas para pentear influenciam na aparência e na saúde dos fios dos pequenos.

Então, pensando em te ajudar com todas estas informações, criamos este post com todas as dicas para cuidar de cada um dos vários tipos de cabelo. Vamos lá?

Os primeiros aninhos

Durante os primeiros meses de vida do bebê, os cabelos são geralmente os mesmos: muito fininhos, lisos e sem pigmentação. Nesta fase, é de suma importância usar somente produtos indicados para recém-nascidos, que possuem fórmulas que não irritam a pele.

Com o tempo, a cor vai se tornando definitiva, e em seguida, com o passar dos meses, os fios vão evoluindo para o formato que sua genética vai lhe proporcionar: lisos, cacheados, volumosos, crespos… Esta fase é a chamada troca de cabelo e, até então, o indicado o usar xampu neutro.

Como cuidar de cada tipo de cabelo

Depois que o cabelo de seu pequeno já estiver formado e ele estiver entre os 3 e 5 anos, é hora de começar a usar produtos específicos para o tipo de cabelo dele e seguir algumas dicas que podem ajudar a manter a saúde e beleza dos fios.

Cabelos lisos

Os cabelos lisos não têm muito segredo, sendo assim, continue usando os xampus neutros que mantêm sempre os fios mais saudáveis, pois não possuem muita química e nem derivados do petróleo. Para deixá-los macios, vale a pena investir em condicionadores da mesma linha, que são mais naturais.

A frequência da lavagem vai depender muito da oleosidade dos fios – que nesta fase pode ser definida de acordo com o nível de atividades da criança -, mas geralmente, quanto mais lisos os fios, mais oleosos. Uma dica para controlar a oleosidade pode ser evitar o uso do condicionador em todas as lavagens.

Por fim, tome cuidado com as escovas para pentear. Prefira as mais macias que não vão quebrar os fios.

Cabelos ondulados

Os cabelos ondulados se assemelham bastante com os lisos, no entanto, geralmente exigem mais hidratação para manter a forma. Sendo assim, busque por produtos hidrantes (na linha infantil, é claro) e evite penteá-los depois que já estiverem secos. Para isso, você pode usar um pente com dentes mais largos ou escovas com cerdas mais abertas.

Cuidados com cabelos crespos ou cacheados

Quando mais fechado for o cacho do cabelo, mais hidratação ele vai exigir. Então, a dica é mantê-los sempre muito bem hidratados. Na hora de lavar, busque também por produtos sem sulfatos (quanto mais natural a composição, melhor). Lave o couro cabelo com movimentos circulares suaves, enxague e aplique condicionador ao longo dos fios. Veja outras dicas:

  • Não seque o cabelo com toalhas de algodão, pois elas deixam os fios mais arrepiados;
  • Não lave todos os dias, assim você garante que os fios criem uma oleosidade natural que também hidrata;
  • Use pentes de dentes largos e jamais penteie depois de seco, isso os deixará arrepiados;
  • Faça hidratações a cada 7 ou 15 dias com produtos naturais ou específicos para crianças.

Para todos os tipos de cabelo

Por fim, tome muito cuidado com produtos cheios de química, tratamentos capilares, chapinhas e secadores muito fortes. Tanto os fios quanto o couro cabeludo das crianças são muito sensíveis e podem sofrer com procedimentos que não são adequados para sua idade.

Lembre-se sempre de manter a vaidade na medida certa, afinal a infância deve ser vivida com diversão!