titmaniadeblogarhome

No mês de abril é comemorado o Dia Nacional e Internacional do Livro Infantil e em uma realidade de celulares, tablets e computadores se torna um desafio achar modos criativos para incentivar a leitura.

blog_glitzmania_como-incentivar-meu-filho-a-ler-2

Uma das primeiras conexões entre pais e filhos pode ser feita através da leitura, mesmo que a criança ainda não tenha compressão é um ótimo estímulo. Esse costume pode manter-se durante toda a infância, livros com imagens, coloridos, sons e texturas diferentes são os ideais para os primeiros anos da criança, uma vez que estimulam e criam interesse.

O uso do tom é muito importante quando se lê para alguém em desenvolvimento intelectual, uma leitura calma, com ternura, paciência e muito amor, criando uma experiência acolhedora que desperte um interesse futuro.

 

Para uma criança, tudo é brincadeira, então faça desse hábito uma! Use a leitura ao seu favor para criar laços com seu filho e se aproximar, deixe a imaginação deles guiá-los. O maior exemplo está dentro de casa, então instigar a leitura deve ser algo introduzido na rotina, mas sem pressão, algo natural.

Hoje podemos encontrar uma diversidade de livros na sessão infantil, opções nunca irão faltar, o objetivo é conseguir tornar isso algo prazeroso e constante, que a faça envolver-se e desenvolver-se.

 

Se a dúvida surgir na hora de comprar um livro para seu pequeno, procure histórias que façam você retornar a infância e que remetam a boas lembranças, mas sem esquecer-se dos gostos do seu filho, isso tornará mais fácil despertar a paixão pela leitura. Mostre esses sentimentos através de um momento íntimo e tranquilo, contando detalhes e aventuras das suas memórias quando criança. Deixe sempre livros à vista pela sua casa, promova um clube do livro da família e faça do seu lar um ambiente onde a magia do universo lúdico esteja presente.