titmaniadeblogarhome

Enquanto existem crianças que adoram se molhar e só saem do banho quando estão parecendo uma uva passa de tão enrugadinhas, outras podem transformar a hora do banho em um verdadeiro inferno. Se isso acontece na sua casa, não se desespere!

É extremamente comum as crianças pequenas não gostarem de lavar os cabelos e isso se dá por uma série de motivos diferentes. Pode ser tanto porque elas estão com um medo irracional ou racional de água (e fechar os olhos e molhar a cabeça pode parecer mais perigoso ainda), quanto por estarem traumatizadas com o ardor dos shampoos nos olhos, ou mesmo porque estão querendo desafiar uma ordem dada pelos pais.

Seja qual for o motivo, nosso objetivo com esse post é fazer com que você conquiste uma rotina mais fácil e consiga lavar os cabelos dos seus filhos sem choro nem drama! Vamos lá?

1. Não lave os cabelos dos seus filhos todos os dias

As crianças não suam e nem produzem a mesma oleosidade no couro cabeludo que os adultos. Por isso, não é necessário lavar o cabelo infantil com a mesma frequência que o nosso. Se você perceber que a batalha do dia não vai ser ganha, deixe para lavar o cabelo em outro dia.

2. Transforme o banho em uma brincadeira

Antes do banho, peça para ele escolher um ou dois brinquedos que mais gosta para levar para o chuveiro. Entre na brincadeira com ele e lave o cabelo enquanto não estiver prestando atenção. Outra ideia bem divertida é levar um espelho que não quebre para dentro do box e se divertir fazendo penteados diferentes no cabelo com a espuma.

3. Decore os azulejos do banheiro com adesivos coloridos

Adesivos de personagens que ele adora podem ser muito úteis para que seu filho se distraia durante o banho. Além disso, tente colocar o adesivo na altura perfeita para que ele possa olhar na hora de tirar o shampoo sem que caia água no rosto.

4. Utilize um baldinho de praia ou o chuveirinho para tirar o shampoo do cabelo

Bem mais eficiente que o chuveiro, o chuveirinho é mais prático para tirar o shampoo sem que ele escorra para o rosto. Os baldinhos de praia, além de terem a mesma função, ainda têm um benefício extra: podem divertir o seu pequeno durante o banho!

5. Escolha bem o shampoo

Escolha um shampoo infantil – sempre – que não arda quando entrar em contato com os olhos. Além disso, uma boa tática é passar menos shampoo, apenas o suficiente para tirar levemente a sujeira.

6. Viseiras de banho para bebês

Existe hoje no mercado uma viseira para bebês que é excelente para a hora do banho. Ela parece com uma viseira de sol, mas é feita de plástico mais firme e tem a parte mais comprida ao redor da cabeça inteira, de forma a não deixar a água escorrer.

Você tem alguma técnica boa para compartilhar? Conte para nós nos comentários!