Dicas Glitz

Cuidados para cortar a unha do bebê

Eles nascem tão frágeis, tão dependentes, e já com as pequenas unhas tão afiadas e muitas vezes longas. Como o primeiro corte normalmente é feito na própria maternidade a recomendação dos médicos logo dos primeiros dias após o parto é de não cortá-las, apesar do medo de que os bebês se arranhem. O que acontece é que as unhas ainda estão muito macias, molinhas e flexíveis e acaba sendo muito fácil a mamãe ou o papai acabar causando um sangramento sem querer, abrindo uma porta de entrada para infecções sem necessidade em um corpinho que ainda está com o sistema imunológico muito fraco, em formação. Espere mais ou menos 10 dias, período em que as unhas começam a ficar mais firmes e, aí sim, fica mais fácil apará-las – mas sempre com muito cuidado, porque além de os dedos serem muito pequeninos, elas ainda são bastante frágeis.

Nos primeiros dias logo após o nascimento, o ideal é deixar as unhas se fortalecerem um pouco mais antes de serem aparadas, mas para evitar o risco de o bebê se machucar a recomendação é usar uma luvinha especial para recém-nascidos ou mesmo uma meia fininha, se não estiver muito calor, é claro. Depois que elas ficarem mais rígidas há alguns jeitinhos de aparar as unhas sem machucar o dedinho. Uma delas é com os próprios dedos. Sim, porque elas são ainda tão frágeis, que muitas vezes o excesso sai só de você puxar delicadamente com a ponta dos dedos, rasgando cuidadosamente. Depois basta passar uma lixa bem levinha só para tirar qualquer farpa.

Unhas das mãos devem ser aparadas uma vez por semana

As unhas crescem muito rápido nessa fase, principalmente as das mãos, que devem ser aparadas pelo menos uma vez por semana – as dos pés já demoram um pouco mais para crescer, exigindo menos frequência. Você pode usar tesourinhas próprias com pontas arredondadas ou mesmo aqueles pequenos cortadores de unha feitos para bebês.

A dica é cortar as unhas sempre de forma reta, nunca arredondada para que ela não cresça em direção à pele, e lixar os cantinhos delicadamente, para não ficarem com pontas que possam machucar o bebê. Segure o dedinho entre seus dedos pressionando-o de forma que apenas o que é realmente excesso fique visível. Assim é mais fácil cortar sem machucar a pele. Não as corte muito curtas para evitar qualquer risco de inflamação.

Mesmo assim está com medo de cortar?

Apesar de todo o cuidado, há muitas mamães que simplesmente não conseguem superar o medo de machucar seus pimpolhos, o que é perfeitamente normal, principalmente quando se repara no contraste de tamanho entre a nossa mão e a deles. Nestes casos a recomendação dos pediatras é clara: na insegurança o melhor é apenas lixar as unhas nos primeiros 30 dias.

Depois desse tempo, além de a unha ficar mais resistente e o bebê já crescer um pouco mais, a própria convivência entre mãe e filho já vai dando mais segurança, os vínculos vão ficando mais fortes e a tendência é a mamãe, principalmente a de primeira viagem, sentir-se mais apta a realizar pequenas tarefas como essa.

Que tal esperar ele dormir?

Também não se assuste se o bebê chorar muito nessas horas, isso também é perfeitamente normal. Como eles não sabem o que está acontecendo, choram e esperneiam e em alguns a tarefa fica simplesmente impossível. Quer uma dica? Não se estresse, deixe para lá. E espere ele dormir. Quando ele estiver bem relaxado vá com jeitinho e aproveite essa hora para cortar as unhas do seu filhote com toda tranquilidade. Eles nem percebem, ficam quietinhos, e na maioria das vezes você ainda termina mais rapidamente do que se ele estivesse acordado.

Procure fazer isso pelo menos uma vez por semana, mas nunca deixe as unhas do seu filho ficarem crescidas, em qualquer idade. Nos bebês elas podem arranhar o rosto e até os olhos, e nos maiores elas podem tornar-se um depósito de sujeirinhas que podem causar várias complicações desnecessárias, até porque é comum as crianças levarem as mãos à boca.

Salões temáticos transformam o momento em pura alegria

Outra ótima dica é levar seu filhote a um salão especializado quando estiver um pouquinho mais velho. Escolha um com profissionais experientes e especializados no público infantil. Há salões temáticos, como o GlitzMania, que tornam a experiência de cortar unhas e cabelos muito divertida, levando momentos de pura alegria às crianças. Dessa forma você estará incentivando seu filho a cuidar sempre da aparência e relacionando os cuidados pessoais a horas muitos agradáveis.

Gostou do texto? Compartilhe com seus amigos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Contato

Já é cliente GlitzMania?

DESEJO RECEBER NOVIDADES POR EMAIL