Junto com o inverno vêm as quedas bruscas de temperatura, a baixa umidade do ar, a aglomeração de pessoas em lugares fechados e, muitas vezes, o acúmulo de poluentes que facilita a proliferação de vírus. Por eles terem uma saúde mais frágil e um sistema imunológico ainda em desenvolvimento, as crianças são um alvo fácil para doenças respiratórias durante essa época do ano.
Entre as doenças de inverno podemos citar resfriado comum, gripe, otite, amigdalite, sinusite, asma, pneumonia e bronquite. Os sintomas variam de acordo com a doença, mas em geral estão presentes: coriza, tosse, espirros, febre, obstrução nasal, dor de garganta e irritabilidade.
Saiba quais medidas você deve tomar para aumentar a imunidade dos pequenos e os cuidados simples que impedem com que eles fiquem mais suscetíveis às doenças:
• Ofereça líquidos para o pequeno: A hidratação é importante para prevenir infecções urinárias e deixar os canais aéreos das crianças umedecidos, ajudando a evitar alergias e irritações, que podem surgir por causa do tempo. Então, lembre-se de sempre dar água, sucos naturais, e água de coco ao seu filho.
• Garanta uma boa alimentação: Ofereça comidinhas saudáveis aos pequenos.Vale incluir no cardápio alimentos ricos em nutrientes, como frutas, carnes. Além de alimentos ricos em vitamina C – como laranja, acerola, limão, brócolis, espinafre, que ajudam a deixar a imunidade ainda mais forte.
• Acostume-o a lavar as mãos: ensine para seu pequeno a importância de higienizar bem as mãos antes das refeições, após usar o banheiro, na hora de escovar os dentinhos, depois que chegar do parquinho. Essa prática ajuda a evitar o contágio de doenças.
• Limpe bem o nariz do seu filho: alergias e problemas respiratórios podem acometer as crianças no outono. Por isso é fundamental limpar bem o nariz, desobstruindo as vias áreas e hidratando-as.
• Tente evitar grandes variações de temperatura: Evite sair com seu filho desagasalhado no comecinho da manhã ou quando estiver anoitecendo.
• Agasalhe o pequeno:Proteja o filhote com roupas e acessórios quentinhos como gorros, luvas e cachecóis.
• Cuide da limpeza da casa: certifique-se de que tudo está limpo e bem higienizado dentro do seu lar. Mofos e ácaros podem prejudicar, e muito, a saúde das crianças. Essa medida também deve se estender às roupas dos pequenos. Lembre-se de lavar as peças que estão no armário a cada troca de estação.
• Garanta um passeio no sol pela manhã: a vitamina D, proporcionada pelo contato com o sol, ajuda a fortalecer a imunidade. Por isso, o ideal é que a criança aproveite o sol da manhã, que é mais seguro até às 10 horas, para garantir benefícios à sua saúde. Além disso, o fato de brincar ao ar livre e se exercitar também auxilia na boa saúde dos pequenos.
• Fique atento às vacinas: verifique se o pequeno tomou as vacinas necessárias e mantenha sua carteirinha sempre atualizada.