Dicas Glitz

Como higienizar escovas e pentes

Muitas pessoas não sabem que é necessário cuidar de seus acessórios para cabelo. Assim como limpar pincéis de maquiagem, higienizar escovas e pentes é essencial para que nenhum fungo ou bactéria fique em seu couro cabeludo. Quando a escova ou o pente é do seu filho, então, o cuidado deve ser ainda maior! Escovas de cabelo acumulam fios, poeira, óleo do couro cabeludo e podem criar ácaros que prejudicam os cabelos. Saiba quando e como limpá-las para não correr esse risco!

 

Com que frequência você deve lavar?

O ideal é que, sempre depois de pentear, você tire os cabelos que ficaram presos na escova ou pente. Isso vai facilitar a higienização depois. Em média, você pode limpar uma escova uma vez por semana e deixá-la de molho (senão for uma escova de metal) para retirar a sujeira mais difícil uma vez a cada dois meses. Se você não é um cabeleireiro, não precisa fazer mais do que isso!

 

Passo-a-passo:

• Tire os fios de cabelo presos na escova. Você pode usar o cabo fino de um pente para fazer isso. Não se apresse tentando tirar tudo de uma vez só. Delicadeza é a chave para não danificar as cerdas!

• Ponha um pouco de sabão ou xampu neutro em uma esponja, molhe e esfregue delicadamente sua escova em água corrente. Se algum fio de cabelo ainda está preso, tire-o. Faça movimentos leves para não danificar as cerdas nem a base da escova.

• Seque com uma toalha para tirar o excesso e, depois, deixe secar ao ar livre, naturalmente, até ficar completamente seca. Só então você pode guardá-la.

• Você pode utilizar também uma escova de dente para limpar escovas em que as cerdas são mais próximas umas das outras, como nos modelos redondos usados para alisar o cabelo fazendo escova.

• Para a limpeza feita a cada dois meses, coloque a escova completamente imersa em um balde de água quente, com algumas gotinhas de água sanitária ou sabão neutro. Você também pode usar vinagre ou sabonete líquido. Deixe repousar de quinze a vinte minutos, dependendo da quantidade de sujeira acumulada.

• Não use secador para secar sua escova! O calor excessivo pode danificar o material. Deixe-a secando naturalmente.

• Atenção! Se sua escova for de metal, é melhor não deixar de molho ou lavar em água corrente. Use apenas a esponja molhada e seque imediatamente após a limpeza. Alguns materiais, se acumularem água, podem mofar.

 

Quando trocar de escova?

Isso varia dependendo do material e do tipo de escova que você tem. Escovas que tem ponteiras nas cerdas – aquelas bolinhas coloridas – devem ser trocadas quando as bolinhas caírem. Em outros tipos, você pode observar as condições das cerdas: estão muito moles, dobradas ou quebradas? Hora de trocar!

 

Viu como é simples higienizar suas escovas e pentes? Não corra mais o risco! Inclua essa limpeza em sua rotina para garantir que os cabelos de seu filho continuem saudáveis. Ficou com alguma dúvida? Venha para o GlitzMania e converse com nossos profissionais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Contato

Já é cliente GlitzMania?

DESEJO RECEBER NOVIDADES POR EMAIL