Dicas Glitz, Mania de Criança

Quando é a hora de cortar o cabelo do seu filho?

O momento de cortar o cabelo do pequeno é sempre cercado de muita tensão. Muitos pais acabam adiando o primeiro corte, até que o cabelo fique muito crescido e totalmente irregular. Alguns já nascem bem cabeludos e precisam ir mais cedo ao salão.

Mas esse momento não precisa ser estressante, ao contrário, pode ser uma experiência prazerosa para o bebê e seus familiares. Em geral, é melhor esperar que o pequeno tenha no mínimo três ou quatro meses e possa manter a cabeça erguida sozinho. Melhor será se puder adiar até cinco ou seis meses, pois o pescoço dele já estará bem mais firme.

Se os bebês forem levados em um salão que não é próprio para crianças, com ambiente e profissionais especializados, podem acontecer sustos e reações negativas, pois diante da tesoura do cabeleireiro, e do ambiente desconhecido, bebês e crianças pequenas choram. Normalmente a partir da quarta ou quinta visita ao salão, o pequeno já se acostuma e deixa o choro de lado.

 

Torne o corte uma experiência divertida

Para acalmar os pequenos e deixá-los mais seguros, os profissionais contam com um arsenal de truques e artimanhas. A seguir, algumas dicas para tornar a experiência lúdica e divertida:

 

Tenha muita paciência na hora de fazer o primeiro corte

O profissional precisa ser alguém com paciência, que transmita segurança para a criança nesse momento de medo. É preciso ser rápido, para a garotada que não gosta de ficar parada. Conversar e interagir com eles.

A cada ida ao salão, os laços entre o profissional e o pequeno se estreitarão, e assim a criança irá se familiarizar com ele rapidamente. Distrair os bebês com brinquedos pedagógicos e, para os maiores, pirulitos, balas, saquinhos de pipoca, etc. O grande segredo é mostrar a meninada que cortar o cabelo pode ser bem divertido.

 

Invista no diálogo construtivo para ajudar a tirar o medo do primeiro corte

É importante conversar com a criança. Explique, de forma lúdica, como é feito o corte, que vai ficar mais bonito(a) e, principalmente, que o corte não dói.

 

Prepare a criança para o primeiro corte

Leve a criança algumas vezes ao salão, antes do primeiro corte, pois ela pode se assustar com as tesouras e os borrifadores. Assim, você estará contribuindo para que o corte não seja traumatizante além de acostumar seu filho ou filha com o ambiente e as pessoas, ficando mais à vontade no dia do corte.

 

Crie uma rotina

A espera para ser atendida, somada aos minutos na cadeira, podem ser entediantes. Procure locais com profissionais pontuais e ágeis no corte. Não demore muito para retornar ao salão. Crie uma rotina para que a criança entenda que o corte de cabelo vai fazer parte do seu dia a dia. Na hora de cortar o cabelo, as meninas são mais calmas. Para não se sentirem incomodadas, elas precisam aparar a franja uma vez a cada mês. Já os meninos, de maneira geral, cortam a cada 30 ou 60 dias.

 

Ambiente adequado ajuda na hora do primeiro corte

O salão deve apresentar ambiente lúdico e ser todo preparado para agradar à meninada. Que tal levar seu pequeno a um salão feito para ele, com brinquedos e decoração infantil? O GlitzMania, por exemplo, foi o primeiro salão de beleza temático do país a utilizar um conceito de beleza e entretenimento para o público infantil. A intenção foi criar um ambiente lúdico e descontraído, que tornasse o corte uma experiência divertida para a criança. Quando você encontrar um salão de que você goste, tente levar sempre ao mesmo e, de preferência, corte com o mesmo profissional, para que o pequeno se sinta mais seguro. E lembre-se de elogiar o resultado, além de exaltar como cortar o cabelo foi tranquilo, sem dor e até divertido.

Depois dessas dicas, o corte de cabelo do seu pequeno, não será mais um momento aflitivo e desesperador. Com paciência, carinho e a escolha de um salão adequado, você acaba com o chororô na hora de aparar as madeixas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Contato

Já é cliente GlitzMania?

DESEJO RECEBER NOVIDADES POR EMAIL